terça-feira, 28 de setembro de 2010

Enxovalhados:

Ingredientes:

1 colher de (café) canela em pó;

Mais q.b. p/ polvilhar;

1 colher de (Sopa) de aguardente;

1 limão;

200 grs de banha fresca

Mais q.b. p/ untar a forma;

350 gramas de açúcar;

4 ovos;

450 gramas de massa de pão açúcar para polvilhar.



Confecção:

Bata os ovos e misture com duas claras que se cortam com uma faca. Entretanto, prepara-se a calda com açúcar e água, que vai ao lume a ferver até estar de ponto de cabelo, sempre fervendo, deitam-se as gemas já passadas pelo passador de rede, para o funil próprio de 3 bicos.
Pega-se com a mão direita no cabo do funil e vão fazendo-se movimentos circulares e vagarosos, para os fios não se partirem e cozerem a calda. Quanto maior fôr a altura a que se deitam os fios mais finos ficam. Logo que o funil esteja vazio, afasta-se o tacho do lume, deita-se um pouco de água e tiram-se os fios com uma escumadeira para um prato molhado.
Põe-se novamente a calda ao lume e procede-se da mesma maneira até terminarem deitam os fios, mais finos ficam. Logo que o funil esteja vazio, afasta-se o tacho do lume, deita-se um pouco de água e tiram-se os fios com uma escumadeira para um prato molhado.
Põe-se novamente a calda ao lume e procede-se da mesma maneira até terminar as gemas.
Bem com a massa de pão, amassando com um pouco de farinha. Adicione o açúcar, a banha e a aguardente. Aromatize com a raspa do limão e a canela. Misture tudo muito bem. Deite a massa num tabuleiro de forno, untado com banha e polvilado com farinha. Coza no forno, pré aquecido, a 180ºC. Passados 30 minutos, verique se a massa está cozida introduzindo no centro um palito e certificando-se de que sai limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário