quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bolo de Morangos:



Massa



8 unidade(s) de ovo

1 xícara(s) (chá) de açúcar

1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

6 colher(es) (sopa) de manteiga




Recheio

1 kg de morango picado(s)

500 ml de creme de leite fresco

4 colher(es) (sopa) de açúcar de confeiteiroCobertura
2 xícara(s) (chá) de geléia de morango

4 colher(es) (sopa) de águaMontagem
quanto baste de morango cortado(s) ao meio2 xícara(s) (café) de amaretto''


Massa


Coloque os ovos e o açúcar (é importante que os ovos estejam na temperatura ambiente) na tigela da batedeira e bata até que os ovos fiquem claros e fofos.

Junte a farinha, incorporando-a sem bater.

Incorpore a manteiga até que não fique nenhum traço dela.

Forre uma fôrma redonda média com papel-manteiga, despeje a mistura sobre ela, alisando o topo.

Asse no forno pré-aquecido à 190ºC, por cerca de 20 minutos ou até que o centro volte ao normal quando pressionado com as pontas dos dedos.

Recheio
Amasse os morangos e reserve-os. Bata o creme de leite em picos moles. Junte o açúcar e bata em picos duros. Coloque um pouco do creme num saco de confeitar (cerca de 3/4 de xícara) com bico de pitanga. Coloque o saco na geladeira. Junte os morangos amassados ao creme restante.

Cobertura
Misture a geléia com a água em fogo lento e deixe derreter. Reserve.

Montagem
Divida o pão-de-ló em 2 ou 3 partes, de acordo com sua preferência, com a ajuda de uma faca ou de linha para pipas, procurando sempre fazer um corte reto. Salpique as camadas do bolo com licor amaretto. Recheie com o creme de morangos, aos poucos, colocando-o no centro do bolo e espalhando para as laterais, de forma que fique uniforme. Cubra com a outra parte do bolo, e se necessário, retire o excesso de recheio das laterais. Posicione os morangos sobre o bolo, conforme desejar, e despeje a cobertura sobre esses, também de forma uniforme. Deixe esfriar. Retire o creme reservado da geladeira e faça alguns confeitos sobre a borda do bolo.



Um comentário: