quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pudim de leite condensado:



Tempo de preparo: 1 hora e 20 minutos
Rendimento: 10 porções

É difícil ter alguém que não goste do bom e velho pudim de leite! Até meu avô, que não gosta de doce, se rende de vez em quando a uma fatia ou outra. Minha mãe então, que é formiga de carteirinha, conta que quando era recém-casada com meu pai, fazia um pudim de leite, partia no meio e cada um com uma metade ia pra frente da televisão olhar filmes.Só que esta receita aparentemente simples, tem alguns segredinhos. Segredinhos estes, que eu confesso, fui aprender só no início deste ano. Antes disso, cruuuuzeeees....misturava a calda com o pudim, ou ele não cozinhava direito...maior loucura.Agora, que eu aprendi a fazer um pudim descente, posso me dar ao luxo de postar aqui tanto a receita quanto os seus segredos.Vamos então, para a primeira receita desta semana: pudim de leite condensado!Pudim de leite condensado


1 lata de leite condensado
1 lata de leite comum
3 ovos
1 xícara de açúcar refinado (para a calda)


Modo de preparo:


Vamos começar pela calda:


derreta o açúcar no fogo médio em uma forma própria para pudim.

Assim que caramelizar, retire do fogo para que não queime e deixe esfriando.

Enquanto ela esfria, bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e o leite.

Assegure-se que a calda está fria, para que ela não se misture com o pudim e despeje o conteúdo do liquidificador na forma.

Para quem tem forma com tampa, tampe a forma e feche corretamente.

Para quem não tem, cubra a forma com papel alumínio.

Cozinhe o pudim em banho-maria por cerca de 40 minutos.

Retire do fogo, espere esfriar um pouco e desenforme.

Leve à geladeira.
Deixar a calda esfriar antes de despejar o conteúdo do pudim é muito importante.

Sem isso, a calda ira se misturar e o pudim ficará escuro e muito doce.

Não se preocupe que ela endureça, o banho-maria fará ela amolecer novamente.
Desenformar um pudim é um verdadeiro trabalho de mestre para alguns.

Eu gosto de passar uma faca (com bastante cuidado) nos lados da forma e no meio, deixando que o pudim se solte bem.

Coloque um prato sobre a forma e vire o pudim.
Como eu gosto do pudim sem furinhos, eu cozinho ele desta maneira que está na receita.

Mas há quem diga que se deixar ele cozinhar por mais tempo (cerca de 1 hora) ele fica cheio de furinhos. Vale a pena tentar, não é?



Nenhum comentário:

Postar um comentário