quinta-feira, 7 de outubro de 2010

104. Sou todo encarnadinho,
e vou á mesa do rei.
Tenho tantas aplicações,
que eu próprio nem as sei.

Solução: o tomate

105. Gostam de mim os suínos,
parece que caio do céu,
sou princesa animada,
até já nasci com chapéu.

Solução: a bolota

106. Ave ia mas não vai,
só passeia transportada,
ou a levam pra estábulos,
ou fica engarrafada.

solução: a aveia

107. são tão boas assadinhas!
Cruas, gosto de as roer;
mas tirá-las das casinhas?
Picam tanto que faz doer.

solução: as castanhas

108. Morenas, rechonchudinhas,
Nas cabeças têm laços,
Quem mais chora por elas,
é quem as faz em pedaços.

Solução: as cebolas

109. São irmãos da mesma idade,
por sinal bem amiguinhos.
Um é um branco dourado,
o outro encarnadinho.

Solução: o vinho tinto e o branco

110. Redondas, encarnadinhas,
todas cheias de bolinhas,
loucura da pequenada,
de verem a boca pintada.

Solução: a romã

111. Começa logo por mel,
pois docinha tem que ser.
Junta o mel a ancia
e já ficas a saber!

Solução: a melancia

112. Na horta é bem criado,
carnudo, esverdeado,
maduro é encarnado,
é oco sem coração,
vai dar cor ao salpicão.

Solução: o pimento

113. Também me chamam damasco,
sou macio e delicado,
como eu chego primeiro,
sou muito apreciado.

Solução: o albricoque

114. sou redondo amarelinho.
Tenho o nariz empinado.
Faço a sopa e outros pratos,
Deixo o freguês consolado.

Solução: o grão de bico

115. Meu berço é a espiga,
o vento a faz balouçar,
mato a fome a tanta gente,
por fim subo ao altar.

solução: o trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário